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27 de fevereiro de 2016
Detalhe do botão de reciruclação (acima)

A Klima Car atende mais de 200 carros por mês e uma dúvida dos clientes é sempre recorrente: “qual a melhor maneira de usar o ar-condicionado de meu carro?”

Por esse motivo resolvi escrever este artigo.

Quando utilizamos um sistema de ar-condicionado automotivo, temos que atentar para uso adequado da tecla de recirculação/renovação de ar. Um simples cuidado como posicionar a função de maneira correta, consegue-se melhor eficiência e até mesmo economizar combustível do veículo.

Detalhe do botão de reciruclação (acima)
Detalhe do botão de recirculação (acima)

A tecla de recirculação serve para direcionarmos a captação do vento a ser resfriado para ser feita internamente à cabine ou externamente. Geralmente, quando a luz deste botão acende, é porque o ar está sendo coletado no interior do veículo.

Quando falamos em ar-condicionado, ou condicionadores de ar, falamos em remover a energia (na forma de calor) do vento para que este resfrie o ambiente. Todo o sistema tem uma certa capacidade de remover o calor, por isso temos que otimizar a maneira de trabalho: é necessário aproveitar a fonte de ar aonde a temperatura esteja mais baixa.

Parece complicado mas para fazermos isso basta nos atentar para um simples fator: é mais fácil manter o ar frio, do que pegá-lo de uma fonte mais quente e resfriá-lo.

Um exemplo: quando pegamos o veículo estacionado ao sol, o seu interior está muito aquecido, com temperaturas que podem ultrapassar a 50°C. Por mais quente que esteja o dia, com certeza a temperatura externa está mais baixa do que a do interior do veículo. Seguindo a lógica de captar o ar aonde esteja mais frio, nesta situação posicionamos a tecla de captação de ar para pegar o ar de fora. Ajuda até se abrirmos um pouco a janela para remover o excesso do calor.

Porém conforme o vento vai esfriando, o interior do veículo passa a ficar mais frio do que o exterior. Portanto, após alguns minutos de uso, o correto é posicionarmos a tecla de captação para a recirculação interna.

Dessa maneira, o esforço físico para remover o calor do vento diminuirá. Assim teremos mais eficiência e menos consumo de combustível.

Para aqueles que sofrem de claustrofobia, não se preocupem. Jamais ficaremos sem oxigênio no interior do veículo, mesmo se utilizarmos a captação de ar interna. Isso porque todo veículo não é hermeticamente fechado, há sempre entradas escondidas de ar para justamente evitar que o ar fique viciado. É por esse motivo que sentimos o odor do rio quando passamos em suas proximidades, mesmo com o veículo com os vidros fechados.

Posso usar o ar quente com o ar-condicionado ligado?

Sim. Mas pelos motivos acima explicados, fisicamente haverá um desperdício de energia, visto que dessa maneira esfriaremos o vento para depois aquecê-lo. O mais indicado é controlar a temperatura primeiro com a intensidade/velocidade do vento que sai no painel, diminuindo a vazão caso a sensação térmica seja de muito frio.

Após abaixar para a vazão de ar mínima e, mesmo assim, continuar sentindo o ar excessivamente frio, aí podemos misturar um pouco do vento quente com o vento frio, aumentando a graduação de temperatura.

About the author:

Diretor da Klima Car, especializada em ar condicionado automotivo. Formado em Administração de Empresas e em Publicidade e Propaganda.

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